<em>Il Manifesto</em> ameaçado de falência
O diário italiano Il Manifesto lançou uma campanha que visa recolher até Setembro o montante 1,5 milhões de euros, indispensável à sobrevivência da publicação fundada há 35 anos.
Desde a passada semana que o jornal iniciou a edição de uma série especial de seis números, que chegam às bancas todas as quintas-feiras até 10 de Agosto, com o preço de cinco euros. Valentino Parlato, um dos fundadores do diário, declarou que esta iniciativa deverá proporcionar uma receita de 500 mil euros.
Em recente editorial, o director do diário, Gabriele Pólo, alertou para a gravidade da situação, apelando à contribuição dos leitores: «As crises financeiras têm marcado a nossa existência (...) mas chegámos a um ponto em que os 35 anos podem terminar numa tarde de Verão.»
Criado em 1971, por um grupo de jornalistas e intelectuais dissidentes do Partido Comunista Italiano (PCI), Il Manifesto funciona como uma cooperativa, empregando 121 pessoas. Em 2005, o título vendeu em média 29 mil exemplares por dia, realizando um volume de negócios de 17,5 milhões de euros.
Desde a passada semana que o jornal iniciou a edição de uma série especial de seis números, que chegam às bancas todas as quintas-feiras até 10 de Agosto, com o preço de cinco euros. Valentino Parlato, um dos fundadores do diário, declarou que esta iniciativa deverá proporcionar uma receita de 500 mil euros.
Em recente editorial, o director do diário, Gabriele Pólo, alertou para a gravidade da situação, apelando à contribuição dos leitores: «As crises financeiras têm marcado a nossa existência (...) mas chegámos a um ponto em que os 35 anos podem terminar numa tarde de Verão.»
Criado em 1971, por um grupo de jornalistas e intelectuais dissidentes do Partido Comunista Italiano (PCI), Il Manifesto funciona como uma cooperativa, empregando 121 pessoas. Em 2005, o título vendeu em média 29 mil exemplares por dia, realizando um volume de negócios de 17,5 milhões de euros.